quinta-feira, 20 de novembro de 2014

O Sentimento do Mundo - Carlos Drummond de Andrade

Esse post vai para quem gosta de POEMAS, e assim como eu ama Literatura brasileira.
Vou indicar o livro que é uma Relação de poemas chamado Sentimento de Mundo, do Grande Carlos Drummond de Andrade. 
DICA: LEITURA OBRIGATÓRIA PARA A FUVEST!!
Quem me passou foi minha professora de Português, o livro é curtinho, tem umas 70 paginas, e são poemas curtos e deliciosos de ler.. eu li tudo em algumas horas <3 
O livro é baratinho, custa em média 12 reais, e também você pode encontrar no PLAY LIVROS e baixar no seu celular, tablet ;)
      


                      “O grito mais alto ainda é suspiro.
                 —  Carlos Drummond de Andrade (trecho do livro)


 Aqui vai alguns poemas do livro,  meus fav. até pq fica difícil escolher apenas um :)

Tenho apenas duas mãos
e o sentimento do mundo,
mas estou cheio de escravos,
minhas lembranças escorrem
e o corpo transige
na confluência do amor. 

Quando me levantar, o céu 
estará morto e saqueado,
eu mesmo estarei morto, 
morto meu desejo, morto
o pântano sem acordes. 

Os camaradas não disseram 
que havia uma guerra 
e era necessário 
trazer fogo e alimento.
Sinto-me disperso,  
anterior a fronteiras,
humildemente vos peço 
que me perdoeis.

Quando os corpos passarem,
eu ficarei sozinho
desfiando a recordação 
do sineiro, da viúva e do microscopista
que habitavam a barraca
e não foram encontrados
ao amanhecer

esse amanhecer 
mais noite que a noite. 

(Carlos Drummond de Andrade) 



POEMA DA NECESSIDADE
É preciso casar João,
é preciso suportar Antônio,
é preciso substituir nós todos.

É preciso salvar o país,
é preciso crer em Deus,
é preciso pagar as dívidas,
é preciso comprar um rádio,
é preciso esquecer fulana.

É preciso estudar volapuque,
é preciso estar sempre bêbado,
é preciso ler Baudelaire,
é preciso colher flores
de que rezam velhos autores.

É preciso viver com homens,
é preciso não assassiná-los,
é preciso ter mãos pálidas
e anunciar o fim do mundo.

Carlos Drummond de Andrade
 <3 Carlos Drummond de Andrade (Mundo Grande)
(…)

Fecha os olhos e esquece. 
Escuta a água nos vidros, 
tão calma. Não anuncia nada.
Entretanto escorre nas mãos, 
tão calma! vai inundando tudo… 
Renascerão as cidades submersas? 
Os homens submersos —— voltarão? 
Meu coração não sabe.
Estúpido, ridículo e frágil é meu coração.
Só agora descubro
como é triste ignorar certas coisas.
(Na solidão de invidíduo
desaprendi a linguagem
                                                            com que homens se comunicam.)
                                                           Outrora escutei os anjos,
                                                          as sonatas, os poemas, as confissões patéticas.
                                                           Nunca escutei voz de gente.
                                                           Em verdade sou muito pobre.
                                                         Outrora viajei
                                                         países imaginários, fáceis de habitar.
                                                    ilhas sem problemas, não obstante exaustivas e convocando ao                                                           suicídio.
                                                                                           (…)”



Espero que gostem <3 

Total de visualizações de página


Postagens populares